quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ATIVIDADE 2.5

Atividade 2.5
Reflexões sobre Hipertextos

            A estrutura não linear do vídeo é apresentada com muitas cores e imagens inquietas, uma profusão de informações que, a princípio, dificulta entender e construir um sentido, ao mesmo tempo, torna-se autoexplicativo quando se apoia nessas imagens e sons de maneira chamativa e lúdica, dessa forma aumenta a curiosidade prendendo mais a atenção de quem assiste.

·         Quais são os elementos presentes no hipertexto que não eram encontrados no texto?
O hipertexto apresenta formato heterogêneo, transversalidade, descentralização das informações e singularidade. A hipertextualidade apresenta multiplicidade de informações que deixam de ser hierarquizadas permitindo trilhar novos caminhos.

·         Quais os elementos que mudam os processos de leitura e escrita?
A grande variedade de informações em diferentes tipos de portadores de textos; podemos ler textos, imagens, sons, palavras; a não linearidade da leitura; a ampliação do universo do leitor; é um mundo onde cada um percorre de acordo com suas necessidades, fazendo com que cada hipertexto tenha sua própria identidade.  

·         Como essas mudanças afetam o modo como ensinamos e aprendemos?
Essas mudanças afetam a maneira de como ensinamos e aprendemos, pois, antes de tudo, é preciso conhecer e aprender a fazer uso das ferramentas midiáticas, em especial, a internet. Dessa forma, as produções dos alunos restritas apenas aos colegas de sala de aula, se abrem à oportunidade de expandir o conhecimento produzido para o mundo. Com essa nova ferramenta pode-se aproximar os conteúdos à realidade dos alunos de uma geração que já nasce conectada e com uma imensa facilidade de usar as tecnologias midiáticas. É preciso lembrar que a utilização desses recursos devem ser planejados a fim de alcançar os objetivos propostos para que se torne uma ferramenta de aprendizagem.



Cursista: Maria Lúcia Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário