terça-feira, 20 de agosto de 2013

ATIVIDADE 1.4

Atividade 1.4
Pesquisa e Análise

            A necessidade de transformar a sala de aula tem levado a maioria das escolas públicas e privadas ao uso de novas tecnologias e a repensar novas metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente. Dessa forma o uso de tecnologias e, principalmente, o uso do computador, têm lugar de destaque no cenário educativo. Pressupondo-se que a possibilidade de interagir com outros sujeitos seja o fundamental papel do uso das tecnologias na escola, é de se esperar que cada vez mais os professores, ao fazerem seus planejamentos, introduzam o uso das tecnologias objetivando a melhoria do ensino e da aprendizagem e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho.
O aprender por aprender já não existe. Hoje, os alunos necessitam saber para “que” e “por que” precisam saber determinado assunto. Isso é aprendizagem significativa. A internet invade nossos lares com todas as suas possibilidades, fazendo o impossível tornar-se possível, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + giz + professor. Então, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente? Uma vez que os alunos gostam de aulas que utilizam a tecnologia, por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor?
Quanto à pesquisa, o resultado mostrou que alguns professores ainda são alheios às novas tecnologias pelo simples fato de desconhecerem recursos simples que poderiam fazer a diferença em suas aulas. Outros demonstraram conhecimento em relação ao uso de várias tecnologias citando principalmente o uso da internet, textos impressos, textos digitais, apresentação multimídia, páginas da Web, vídeos, áudio, imagens e jogos.
É importante lembrar que haja, não apenas uma revolução tecnológica nas escolas, mas a necessária revolução na capacitação docente. Utilizar o computador em sala de aula ou no Laboratório de Informática talvez seja o menor dos desafios do professor: utilizar o computador de forma a tornar a aula interativa, criativa e significativa é que parece realmente preocupante. O simples fato de transferir a tarefa do quadro-negro para o computador não muda uma aula. É fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece. O filme, a lousa interativa (que as escolas estão recebendo), o computador, etc., perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem.



Cursista: Maria Lúcia Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário