terça-feira, 20 de agosto de 2013

ATIVIDADE 1.3

Atividade 1.3
Análise da entrevista com o professor Ladislau Dowbor

Na entrevista, o professor Ladislau ressalta os processos de organização da sociedade nos aspectos educacional, tecnológico, econômico e uma melhor infraestrutura na organizacional do país.
Ele cita várias questões de maneira crítica que, em sua opinião, com uma nova abordagem e com o uso da tecnologia e de novas metodologias, significariam grandes avanços na forma de ensinar e aprender. É preciso repensar a educação no sentido mais amplo. É verdade que hoje, o volume de informações que recebemos diariamente é muito grande e todos nós, professores, alunos, profissionais de outras áreas, precisamos estar atentos em selecionar as informações significativas para o processo de ensino e aprendizagem. Mais do que nunca, os espaços de conhecimentos se multiplicam a cada novo modelo de computador, notebooks, celulares, games, programas e softwares que surgem no mercado. O grande desafio para todos nós e para a escola é saber gerenciar esse turbilhão de informações de maneira inteligente, absorver as informações significativas para a apropriação do conhecimento.
Um ponto muito importante da entrevista é quando ele diz que a escola precisa introduzir no currículo visitas a instituições diversas, para que o aluno possa trazer para dentro da escola discussões reais, como funciona, como é o sistema de gestão, de segurança. É preciso haver um processo de interação entre escola e vida profissional que tem que se abrir para vida inteira.
Apesar de o professor Ladislau afirmar que estamos vivendo o atraso do desenvolvimento tecnológico, creio que muita coisa mudou desde a introdução das tecnologias nas escolas. É de se convir que ainda ha muito que fazer para atingirmos um patamar desejável, mas creio também que estamos no caminho certo. Os compromissos com as questões educacionais têm sido ampliados através de várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso das tecnologias para superar os limites de obter informações e conhecimentos. Assim, o grande desafio é gerenciar de maneira inteligente as informações e o próprio conhecimento. À escola, cabe o papel de articuladora nesse novo processo de ensino e aprendizagem que enseja a formação do novo profissional visto que, ainda temos a escola como o mais viável espaço de construção de conhecimento.

           


Cursista: Maria Lúcia Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário