Produção
de texto
A sociedade contemporânea tem sua estrutura e funcionamento alterado
pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Assim, é imprescindível que
nossos esforços se voltem para a “inclusão digital”, termo que é utilizado para
designar o empenho de fazer com que crianças, jovens e adultos obtenham os
conhecimentos básicos para utilizar os recursos de tecnologias em benefício da
construção do conhecimento.
Quando se fala em tecnologia logo pensamos em comunicação, internet,
softwares, aplicativos e outros recursos. Mas não é só isso, a tecnologia está
presente nas nossas vidas muito mais do que possamos imaginar. Ela se faz
presente na fabricação de alimentos, roupas, medicamentos, cosméticos, material
escolar, enfim, no mais simples ao mais sofisticado objeto que usamos. Com o
surgimento cada vez mais rápido de novas tecnologias no mundo globalizado, o
conhecimento das várias áreas do saber se multiplica e o acesso às novas
informações se intensifica e coloca para a escola novos desafios: preparar o aluno para viver
em sociedade, ter acesso à informação, dar oportunidade àqueles que não têm
acesso à informática e Internet a se comunicar, pesquisar, buscar informações e
soluções para o seu cotidiano. Em poucos anos, a tecnologia tornou-se um dos
aspectos mais relevantes da sociedade contemporânea, de tal maneira que, ter
acesso ou não à informação, pode se constituir em elemento de discriminação,
havendo um distanciamento entre os que conhecem e os que desconhecem o funcionamento
e operacionalização de computadores e similares. Isso abrange a escola como um
todo.
A crescente e irreversível presença das novas tecnologias e dos recursos
de informática de modo geral, nas mais corriqueiras ações da vida das pessoas,
tornou-se imprescindível como ação dos governos – a informatização das Escolas
Públicas, decorrência da obrigação do poder público em diminuir as diferenças
de oportunidade de formação entre os alunos do sistema público de ensino e os
da escola particular, esta cada vez mais informatizada.
É importante dizer que na área da educação deve haver uma constante
preocupação no que diz respeito ao uso dessas tecnologias, pois nem tudo que
está disponível é de qualidade instrucional. É preciso saber usar essas
informações em favor da aprendizagem e transformá-las em conhecimentos significativos.
Nossos alunos estão cada vez mais inteirados com o surgimento de novas
tecnologias: são celulares, tablets, notebooks, games, aparelhos de última
geração dotados de sofisticação, aplicativos e recursos para as mais diferentes
utilidades e funções.
A
escola, como organismo, não poderia ficar fora desse movimento. Não é permitido
a nós, educadores, deixarmos à margem desse processo àqueles cuja educação está
sob nossa responsabilidade. Compreendemos que os alunos, ao se envolverem com o
computador, terão possibilidades de maior desenvolvimento intelectual e mais
capacidade criativa em função da multiplicidade de recursos que lhes são
oferecidos de forma prazerosa. Nossa maior responsabilidade é agregar condições
para que os alunos se familiarizem com as mais recentes descobertas no terreno
das tecnologias, abrindo-lhes horizontes que lhes possibilitem caminhar no
mundo globalizado com autonomia. À medida que forem fazendo descobertas, serão
estimulados cada vez mais a buscar novos conhecimentos, já que, no computador,
encontrarão uma fonte inesgotável de saber. A utilização das Tecnologias da
Informação e Comunicação – TICs, vem de encontro às necessidades de mudanças e
reestruturações pedagógicas nas escolas.
Cursistas: Maria
Lúcia Linhares e
Francisca Vanúzia Souto Chaves
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