terça-feira, 20 de agosto de 2013

ATIVIDADE 1.1

Produção de texto

A sociedade contemporânea tem sua estrutura e funcionamento alterado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Assim, é imprescindível que nossos esforços se voltem para a “inclusão digital”, termo que é utilizado para designar o empenho de fazer com que crianças, jovens e adultos obtenham os conhecimentos básicos para utilizar os recursos de tecnologias em benefício da construção do conhecimento.
Quando se fala em tecnologia logo pensamos em comunicação, internet, softwares, aplicativos e outros recursos. Mas não é só isso, a tecnologia está presente nas nossas vidas muito mais do que possamos imaginar. Ela se faz presente na fabricação de alimentos, roupas, medicamentos, cosméticos, material escolar, enfim, no mais simples ao mais sofisticado objeto que usamos. Com o surgimento cada vez mais rápido de novas tecnologias no mundo globalizado, o conhecimento das várias áreas do saber se multiplica e o acesso às novas informações se intensifica e coloca para a escola novos desafios: preparar o aluno para viver em sociedade, ter acesso à informação, dar oportunidade àqueles que não têm acesso à informática e Internet a se comunicar, pesquisar, buscar informações e soluções para o seu cotidiano. Em poucos anos, a tecnologia tornou-se um dos aspectos mais relevantes da sociedade contemporânea, de tal maneira que, ter acesso ou não à informação, pode se constituir em elemento de discriminação, havendo um distanciamento entre os que conhecem e os que desconhecem o funcionamento e operacionalização de computadores e similares. Isso abrange a escola como um todo.
A crescente e irreversível presença das novas tecnologias e dos recursos de informática de modo geral, nas mais corriqueiras ações da vida das pessoas, tornou-se imprescindível como ação dos governos – a informatização das Escolas Públicas, decorrência da obrigação do poder público em diminuir as diferenças de oportunidade de formação entre os alunos do sistema público de ensino e os da escola particular, esta cada vez mais informatizada.
É importante dizer que na área da educação deve haver uma constante preocupação no que diz respeito ao uso dessas tecnologias, pois nem tudo que está disponível é de qualidade instrucional. É preciso saber usar essas informações em favor da aprendizagem e transformá-las em conhecimentos significativos. Nossos alunos estão cada vez mais inteirados com o surgimento de novas tecnologias: são celulares, tablets, notebooks, games, aparelhos de última geração dotados de sofisticação, aplicativos e recursos para as mais diferentes utilidades e funções.
A escola, como organismo, não poderia ficar fora desse movimento. Não é permitido a nós, educadores, deixarmos à margem desse processo àqueles cuja educação está sob nossa responsabilidade. Compreendemos que os alunos, ao se envolverem com o computador, terão possibilidades de maior desenvolvimento intelectual e mais capacidade criativa em função da multiplicidade de recursos que lhes são oferecidos de forma prazerosa. Nossa maior responsabilidade é agregar condições para que os alunos se familiarizem com as mais recentes descobertas no terreno das tecnologias, abrindo-lhes horizontes que lhes possibilitem caminhar no mundo globalizado com autonomia. À medida que forem fazendo descobertas, serão estimulados cada vez mais a buscar novos conhecimentos, já que, no computador, encontrarão uma fonte inesgotável de saber. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, vem de encontro às necessidades de mudanças e reestruturações pedagógicas nas escolas.



Cursistas: Maria Lúcia Linhares e

 Francisca Vanúzia Souto Chaves

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