quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ATIVIDADE 2.1

Navegação em busca do conceito de hipertexto.

Navegar orientado pela palavra chave “o que é hipertexto”, me fez passar por vários links o que veio facilitar a pesquisa sobre o tema. Segundo a Wikipédia, "Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda às informações que estendem ou complementam o texto principal."
Ao pesquisar no Google a palavra chave “Hipertexto”, apareceram várias páginas sobre o assunto. Quando se navega por estes sites pode se perceber que todos falam sobre o assunto em questão, uns com textos simples e objetivos, outros mais teóricos e complexos. O interessante é que navegando a procura de um assunto, descobrem-se outros que podem complementar a pesquisa, ou até mesmo fugir do assunto. Navegando pela internet e especificamente por hipertextos, pude perceber que, com essa ferramenta de pesquisa, abrem-se novas possibilidades de aprendizagens e interação fazendo com que a rede mundial de computadores sirva realmente para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. A partir de um texto podemos descobrir outras coisas que estão interligadas, as associações são feitas de forma criativa e despertam o interesse de quem está pesquisando, pois leva a novas descobertas. Os conhecimentos interligados, a exploração  das informações, a aprendizagem associativa, a autonomia, as estratégias de aprendizagens e o interesse do pesquisador, são alguns dos aspectos positivos apontados nos hipertextos.   Através dos hipertextos, ampliam-se as possibilidades de navegação e de busca de respostas às questões e conceitos pesquisados. Ao descobrir novos documentos, novas aprendizagens são  incorporadas e, portanto, a possibilidade de criar e recriar, inventar e reinventar a partir das pesquisas feitas. Sendo assim, é possível afirmar que ao navegar em hipertextos, descobrem-se novos hipertextos e criam-se novas formas de ensinar e aprender.


Cursista: Maria Lúcia Linhares


Nenhum comentário:

Postar um comentário