Navegação
em busca do conceito de hipertexto.
Navegar
orientado pela palavra chave “o que é hipertexto”, me fez passar por vários
links o que veio facilitar a pesquisa sobre o tema. Segundo a Wikipédia, "Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se
agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras,
imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas
denominadas hiperlinks, ou
simplesmente links. Esses links
ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto principal, ícones
gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de
informação, oferecendo acesso sob demanda às informações que estendem ou
complementam o texto principal."
Ao
pesquisar no Google a palavra chave “Hipertexto”, apareceram várias páginas
sobre o assunto. Quando se navega por estes sites
pode se perceber que todos falam sobre o assunto em questão, uns com textos
simples e objetivos, outros mais teóricos e complexos. O interessante é que
navegando a procura de um assunto, descobrem-se outros que podem complementar a
pesquisa, ou até mesmo fugir do assunto. Navegando pela internet e
especificamente por hipertextos, pude perceber que, com essa ferramenta de
pesquisa, abrem-se novas possibilidades de aprendizagens e interação fazendo
com que a rede mundial de computadores sirva realmente para melhorar o processo
de ensino e aprendizagem. A partir de um texto podemos descobrir outras coisas
que estão interligadas, as associações são feitas de forma criativa e despertam
o interesse de quem está pesquisando, pois leva a novas descobertas. Os
conhecimentos interligados, a exploração das informações, a aprendizagem
associativa, a autonomia, as estratégias de aprendizagens e o interesse do
pesquisador, são alguns dos aspectos positivos apontados nos
hipertextos. Através dos hipertextos, ampliam-se as
possibilidades de navegação e de busca de respostas às questões e conceitos
pesquisados. Ao descobrir novos documentos, novas aprendizagens são incorporadas
e, portanto, a possibilidade de criar e recriar, inventar e reinventar a partir
das pesquisas feitas. Sendo assim, é possível afirmar que ao navegar em
hipertextos, descobrem-se novos hipertextos e criam-se novas formas de ensinar
e aprender.
Cursista:
Maria Lúcia Linhares
Nenhum comentário:
Postar um comentário