quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ATIVIDADE 3.7

Reflexões em Diário de Bordo

            O curso tem mostrado que o uso das tecnologias por professores e alunos, dá subsídios para que eles usem as ferramentas computacionais no processo pedagógico, ou seja, no ensino e na aprendizagem.
            Vejo o uso das tecnologias, de forma geral, sobretudo na educação, como agente transformador de uma prática arcaica para a contemporaneidade da era digital, dando oportunidade a professores e alunos a sair do ensino tradicional para práticas inovadoras e produtivas, para tanto, penso que se faz necessário que o seu aceso não seja restrito, mas que todos tenham condições de usá-las com conhecimento, para que todo o processo de ensino e aprendizagem tenha eficácia. Esse curso nos dá a oportunidade de conhecer e usar as tecnologias e os instrumentos midiáticos nas novas formas de ensinar e aprender, para tanto se faz necessário estar aberto às possibilidades de trabalhar com o computador, e ainda, questionar o seu papel nos currículos escolares, podendo assim atingir o grau de conhecimento que buscamos nas instituições de ensino.
            Por mais possibilidades que as tecnologias possam representar para a educação, ela por si só não traz benefícios, pois os seres humanos sempre serão os agentes de tais processos, e as tecnologias instrumentos que precisam ser gerenciados para que possam ter utilidades no que se refere ao desenvolvimento e a construção de conhecimentos.
            Hoje, diante da realidade escolar, enquanto espaço educativo e socializador não dar para ignorar o uso das tecnologias e que esta seja integrada ao currículo escolar. As tecnologias e os instrumentos midiáticos fazem parte do cotidiano de nossos alunos e é nosso dever leva-los a uma reflexão crítica a fim de que a valorizem enquanto recursos eficazes para a aquisição do conhecimento.
            A minha avaliação é que as tecnologias na educação são mais uma ferramenta pedagógica da qual podemos fazer uso para associar os conteúdos educacionais a uma realidade de vivência social dos nossos alunos.


Cursista: Maria Lúcia Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário