segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ATIVIDADE 3.6

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologia ao Currículo

Segundo Veiga “Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; é a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.” (VEIGA, 2002, p.7).
O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que, como e quando avaliar. As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrerem integrados a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias. Muitas são as contribuições principalmente no que diz respeito a elaboração das atividades, na forma de apresentar e transmitir os conteúdos aos nossos alunos.
Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem ideias, proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos. Integrar os recursos tecnológicos ao currículo é essencial para o desenvolvimento de uma prática pedagógica consciente e efetiva no desenvolvimento das capacidades de pensar, agir e aprender. Para alcançarmos esse propósito é necessário pensarmos qual currículo aspiramos desenvolver em nossa escola e determinar as particularidades pertinentes das tecnologias a serem exploradas na prática pedagógica. Nesse novo pensar da aprendizagem, compete ao professor promover a integração entre tecnologias e currículo, é ele que irá empreender a compreensão entre ensino e o uso das tecnologias adequando e adaptando sua prática.
Cursistas:
Maria Lúcia
Francisca Vanúzia
Dione Mara
Helen Gleyce
Leonardo Tupinambá



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