sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ATIVIDADE4.3

Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação.

De acordo com a análise do texto de Silvio Pereira Costa "Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis" e toda realidade vivenciada nos dias atuais, podemos perceber que o uso das mídias está cada vez mais presente na vivência escolar e familiar, compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores.
Um ponto citado pelo autor (p. 202) que considera relevante para repensarmos a prática pedagógica é quando este diz que “não há mídia que não possa ser usada na escola”. Entende-se que é de fundamental importância que os professores introduzam e adequem as mídias à sua prática.
Vivemos numa sociedade onde a cada segundo, milhares de informações são oferecidas aos nossos jovens, configurando uma nova visão cultural na qual, dimensões geográficas, línguas estrangeiras e encontros com diversos tipos de mídias (vídeos, rádio, jornais, internet, celular, etc.), não se tornam empecilhos para comunicação, exercendo assim, influência constante sobre os saberes dessa nova geração. A escola, portanto, deve cumprir seu papel de formadora do novo cidadão informatizado e, para isso, não dispensar a colaboração que os meios de comunicação podem dar. O professor deve levar o aluno a compreender o sentido implícito e explícito das informações oferecidas pelas mídias, contribuindo para formação de um receptor ativo, seletivo e autônomo em relação aos sentidos originais das mensagens midiáticas, reconstruindo seu próprio significado.
O grande desafio está na combinação do técnico com o pedagógico e, essencialmente, na formação do professor para que este saiba usar os recursos tecnológicos em favor da educação, saiba orientar e desafiar o aluno a utilizar as diferentes mídias de forma crítica e criativa na construção do saber.


Cursista: Maria Lúcia Linhares

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