quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ATIVIDADE 4.1

Conhecendo objetos em multimídia

Analisando os vídeos assistidos pude verificar que dois utilizaram os mídias digitais para realizar um determinado conteúdo, enquanto que o terceiro demonstrou de maneira criativa uma nova forma de trabalhar os mesmos conteúdos, utilizando o corpo, o som, as cores, as formas, lateralidade, unidade, ritmo e parceria num trabalho coletivo. A mensagem de Final de Ano da Rede globo utiliza essa maneira criativa onde os artistas tiram sons do próprio corpo.
Em uma sala de aula podemos nos utilizar de várias tecnologias, desde que adaptadas à realidade do grupo. Não poderíamos nos ater somente a vídeos abstratos onde cada pessoa pode interpretar de maneira única, pois cada um traz um conhecimento prévio que poderá ser aproveitado, ampliado e utilizado como forma de aprendizagem coletiva. Muitas vezes crianças que não tem habilidades nas linguagens do currículo formal, tem facilidade em desenvolver atividades culturais onde expõem suas potencialidades e cabe ao professor, como mediador, ouvinte e pronto a modificar suas práticas, aproveitar essas potencialidades para atingir um objetivo que servirá de estímulo para aquele aluno, e de conhecimento para os outros.
Acredito que os vídeos demonstram formas diferentes de um mesmo trabalho, ou seja, aprender a ouvir, orientar e experimentar novas técnicas de aprendizagem, onde o aluno entenda a proposta e o assunto a ser trabalhad, de forma simples e significativa.
Percebi que usar a criatividade associada a multimídias nos dá a oportunidade de elaborar trabalhos com poucos materiais e sem muito custo. O vídeo – O passo, mostra a contribuição efetiva de cada membro. Os participantes da atividade precisam ter harmonia para que o som seja único, e para isso precisam de coordenação, motivação e treinamento coletivo. Com a sincronia, os participantes desenvolveram uma bela atividade que trouxe equilíbrio e trabalho em equipe. Esse trabalho nos mostra o quanto podemos inovar dentro da nossa prática educativa e, a partir daí, criar diversas situações de aprendizagem.

Cursista: Maria Lúcia Linhares




Nenhum comentário:

Postar um comentário