Mídias-Educação
As reflexões em torno do
assunto mídia e educação vem sendo aprofundadas há várias décadas dado a
constatação de sua influência na formação do sujeito contemporâneo e da
necessidade em explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento das novas
tecnologias de informação e comunicação.
Ao falarmos propriamente
sobre mídia, faz-se necessário reportar-se à sua complexidade e a remonta
década de 30, quando o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (2006),
afirmava que “a escola deve utilizar, em
seu proveito, com a maior amplitude possível, todos os recursos formidáveis,
como a imprensa, o disco, o cinema e o rádio”.
Tradicionalmente a sociedade
atribuiu a instituições escolares à responsabilidade na formação da personalidade
do indivíduo tendo em vista a transmissão cultural e do conhecimento acumulado historicamente.
A educação para as mídias como perspectivas de um novo campo de saber e de
intervenção vem se desenvolvendo no mundo inteiro com o objetivo de formar
usuários ativos, criativos, críticos de todas as tecnologias de informação e comunicação.
No que se refere à área
educacional, a mídia esteve sempre presente na educação formal, porém, não
raras vezes, sofreu certa resistência, em relação a sua aplicação na escola.
Porém, o impacto social causado pela penetração da tecnologia de informação e comunicação
(TIC) nos últimos anos, ocasionou intensas transformações nas principais
instituições sociais como a família e a escola.
É fato que, hoje, educação,
mídias e tecnologias são indissociáveis. Diante dessa realidade, delineiam os desafios da
escola sobre esse tema na tentativa de responder positivamente como ela pode
contribuir para que crianças e jovens se tornem usuários criativos e críticos
dessas ferramentas, evitando que se tornem meros consumidores compulsivos desses
instrumentos.
Cursista: Maria Lúcia Linhares
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