terça-feira, 20 de maio de 2014

RA - Atividade 2.2

Diálogo sobre as gerações


O vídeo é interessantíssimo

We All Want To Be Young (Nós todos queremos ser jovens) é um pequeno vídeo produzido por uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo. O vídeo emprega várias imagens de filmes, clipes e outras memoráveis manifestações pop das últimas décadas, trazendo à tona a liberdade e as mudanças que são claramente perceptíveis nos jovens, de uma fala até a influência de comportamento na sociedade em busca da eterna liberdade de expressão.
Com a explosão da internet, suas manifestações e buscas por serem “eternamente jovens” se tornam cada vez mais acessíveis.
A cibercultura influencia e altera costumes e estilos de vida do mundo contemporâneo, especialmente no que se refere à educação dos jovens. Para eles, consultar alguns livros na biblioteca pública é uma atividade praticamente pré-histórica, pois a informação nunca foi tão facilmente encontrada como ocorre através dos sites. A maioria dos adolescentes cresce com um mouse em uma mão, um controle remoto na outra e um monitor à sua frente. Eles estão sempre ativamente conectados no mundo on-line. Para eles a internet é uma fonte elementar e imprescindível de informações. Essa garotada vive não em um lugar geográfico, mas em um circuito de consumo global: conectam-se por seus celulares e newsgroups da internet (novos grupos da internet). Apesar de culturas diferentes, os jovens de classe média em todo o mundo parecem viver suas vidas como se estivessem em um universo paralelo. Levantam-se pela manhã, pegam suas mochilas, bonés e ipods e vão para a escola.  Através de e-mails, programas de mensagens instantâneas compartilham informações, questões e trabalhos escolares com uma velocidade sem precedentes na história da educação. O professor que quiser se manter atualizado e verdadeiramente se comunicar com seus alunos não poderá limitar-se à sala de aula, mas terá de se colocar disponível através do mundo virtual.
Um dos grandes riscos do ciberespaço é a dificuldade de supervisão do mesmo. Muitos que utilizam a internet como um veículo facilitador de relacionamentos podem estar “teclando com o inimigo”. Os diários on-line e as redes sociais são espaços onde as pessoas expõem seus sentimentos, pensamentos, angústias, informações pessoais, sem ter ideia de quem lerá essas informações. Além disso, cada mensagem transmitida traz, não apenas a informação, mas a filosofia daquele que a escreveu. Com isso, muitos jovens podem estar tendo o seu pensamento e valores formatados ou reformulados pela cibercultura.


Cursista: Maria Lúcia Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário