Mapeamentos Iniciais
Novos tempos, novas mentes, novas tecnologias. É natural que tudo
isso justifique novas formas de ensinar e aprender.
Para educar hoje, é preciso assumir que o contexto mudou e que os
jovens são diferentes: pensam, relacionam-se e aprendem de novas maneiras.
Crianças e jovens que nasceram quando o planeta já estava repleto de
tecnologias digitais, vivem com fones nos ouvidos e controles nas mãos e
zapeiam sem parar em busca de novidades cibernéticas. Esses jovens não chegam à
escola com curiosidade para conhecer coisas novas, porque têm, no dia a dia,
múltiplas oportunidades para aprender com seus aparelhos eletrônicos.
Nas experiências e diálogos com outros educadores e pais, os
comentários comuns acerca da cultura altamente tecnificada são de que
enfrentamos algumas (tantas) barreiras, como a de despertar nos jovens o
desenvolvimento crítico e a utilização da internet, não somente para
entretenimento e interação nas redes sociais, mas também como ferramenta de
aprendizagem, de somatória aos seus conhecimentos. Esses jovens contemporâneos
fazem uso das ferramentas tecnológicas rotineiramente, de maneira habilidosa,
autônoma e, em muitos casos, de forma exagerada. Tal comportamento acaba por
refletir manifestações conflituosas no âmbito familiar e na escola.
Podemos aqui fazer referências às novas maneiras de ensinar,
aprender e desenvolver o currículo ao integrar diferentes tecnologias à prática
pedagógica voltada à aprendizagem significativa do aluno, mas as tecnologias
não são uma panaceia, por si só elas não renovam o ensino, não resolvem os
problemas nem mudam o mundo. Aí entra a tarefa pedagógica (e também familiar)
em ajudar os adolescentes a refletir sobre os ambientes digitais, ou seja, para
que servem e como podem ser usados a favor do engrandecimento do saber das
pessoas e dos riscos que lhe são inerentes; formar jovens que não sejam
autômatos plugados em monitores, mas sim cidadãos que se posicionem de forma
inteligente e, sobretudo, crítica.
Cursista: Maria Lúcia Linhares
Nenhum comentário:
Postar um comentário