quarta-feira, 21 de maio de 2014

RA - Atividade 2.3

Utilizando redes sociais de forma crítica e produtiva


O ingresso nas redes sociais sempre parte do convite de alguém, dessa forma, você que foi convidado, vai solicitando mais pessoas a fazerem parte de uma determinada rede. Hoje, a inclusão digital é ponto forte dessa nova geração e estar fora dos ambientes virtuais significa exclusão, não fazer parte do convívio social. Nesse sentido há uma propagação de um para com os outros numa velocidade assustadora. Todos querem conectar-se sem restrições de conversas, com trocas de informações, vídeos e fotos. Tudo sem locomoção.
No geral, as redes sociais são utilizadas como forma de interação entre amigos, colegas de trabalho e familiares. As redes utilizadas com maior frequência são: Face Book, Instagram, You Tube, Google, Yahoo, Badoo, Orkut, Windows Live e Messenger. Além da rapidez, elas nos proporcionam um ambiente de descontração e também facilita a comunicação através de mensagens ou compartilhamento de imagens e tantas outras possibilidades.
Referente ao uso das redes sociais em ações educativas, uma publicação de Daniele Pechi na revista Nova Escola, “as redes sociais podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas, onde podem ser concebidos como espaços de troca de informações entre professores e estudantes”. Nessa publicação há uma lista de sugestões para usar as redes sociais como aliadas da aprendizagem: fazer mediação de grupos de estudo; disponibilizar conteúdos extras para os alunos; elaborar calendário de eventos; promover discussões e compartilhar bons exemplos; organizar chats e fóruns para tirar dúvidas entre outras, lembrando que, todas essas atividades requerem planejamento.
Ainda na mesma publicação da Nova Escola a autora comenta sobre os cuidados que o professor deve ter: “o professor não pode agir como se estivesse em um grupo de amigos íntimos”, “nas redes sociais, ele está se expondo para o mundo", "ele tem que se dar conta de que está em um espaço público frequentado por seus alunos". Por isso, no mundo virtual, os professores precisam continuar dando bons exemplos e devem se policiar para não comprometerem suas imagens perante os alunos. Os cuidados são de naturezas diversas, desde não cometer erros de ortografia até não colocar fotos comprometedoras nos álbuns, pois é preciso um equilíbrio entre o real e o virtual.
Neste percurso, acontece a formação de princípios éticos, conceitos, ideais e visão de mundo, âmbito propício à educação. Tanto alunos quanto sociedade precisa de oportunidades educativas. Sabemos que ações fúteis enchem o ambiente com “lixo eletrônico”, pornografias, destruição de valores e o ciberbullying. Os praticantes fertilizam-no com perversões a ponto de muitos usuários acreditarem na ideia que as redes sociais são para este fim mesmo.
Temos a oportunidade de aproveitar a situação e mostrar que a educação caminha junto às mudanças sociais. As ferramentas interativas podem e devem ser utilizadas nas atividades escolares como recurso de contextualização do cotidiano do aluno. Todavia, se faz necessário o planejamento para aplicar com objetividade estas novas metodologias, sabendo que as redes sociais fazem parte da evolução da comunicação humana.

Cursista: Maria Lúcia Linhares

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