terça-feira, 29 de outubro de 2013

ATIVIDADE 3.4

Plano de Aula
·         Título: Plantando o saber com a mão na terra
·         Estrutura Curricular
Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental
7º Ano
Ciências e               Matemática
Meio Ambiente, saúde e Sustentabilidade.
·         Objetivos:
  • Transformar valores, hábitos e atitudes por meio da educação ambiental.
  • Conscientizar-se quanto à importância de ter atitudes ecologicamente corretas com o meio ambiente e com a saúde própria.
  • Identificar o papel da sociedade na organização e reorganização para o desenvolvimento sustentável.
  • Explorar recursos tecnológicos para viabilizar as ações da aula.
  • Usar mídias para desenvolver ações em prol das transformações, individual e social.
  • Atuar de forma colaborativa em todas as atividades buscando interatividade com professores e colegas.
·         Duração das atividades:
O projeto não tem duração pré-determinada, mas as atividades serão divididas em etapas, cada etapa com duração de aproximadamente 60 minutos, realizadas nas aulas de Ciências com a participação da professora Sandra Mendes.
·         Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Uma horta escolar pode ajudar na preservação do meio ambiente e no consumo de verduras, legumes e hortaliças sem agrotóxicos. Para tanto, o projeto “Plantando o saber com a mão na terra” busca o entendimento de que é possível promover a educação ambiental por meio de hortas escolares, incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável, se valendo das tecnologias como ferramenta de produtividade na realização das atividades.
·        Estratégias: Fazendo um passeio pelo pátio interno da escola.
Essa proposta sugere a escolha do local para a implantação da horta escolar.
·       Duração: Aproximadamente 60 minutos.
·      Material: equipamentos para reprodução de áudio e vídeo, máquina fotográfica, celulares, fita métrica, calculadora, caderno e caneta para fazer anotações.
·      Proposta: Escolher o local mais apropriado para a implantação da horta; medir o local escolhido; discutir o tipo de material alternativo para desenhar e delimitar os canteiros.
·         Pesquisando na internet.
·         Local: Laboratório de Informática
·         Duração: Duas aulas de 60 minutos cada.
·    Proposta: Esse momento é totalmente voltado para as pesquisas. A proposta sugere pesquisar sobre hortas escolares que sirvam de embasamento para a construção da nossa própria horta; escolher um modelo que se adeque ao nosso espaço; pesquisar sobre hortaliças, sementes, que tipos de hortaliças e verduras se adaptam melhor ao nosso clima, adubação, irrigação, etc.; montar uma apresentação eletrônica no BrOffice.org com o material pesquisado e posteriormente selecionado para apresentação geral a turma.
·     Recursos e materiais utilizados: Computadores, pen drives, elaboração de slides, lápis e papel, impressora, data show, vídeos do Youtube, visitas a blogs com assuntos relacionados ao tema do projeto.
·         Endereços visitados:
·         Colocando a mão na terra.
·         Local: Pátio interno da escola próximo à quadra, escolhido para a construção da horta.
·         Proposta: Após a realização das pesquisas é hora de transformar teoria em prática.
·     Recursos e materiais utilizados: O material escolhido para o desenho e delimitação dos canteiros foi a garrafa pet coloridas com tinta Xadrez. O modelo da horta escolhido pelos alunos representa a Bandeira Nacional Brasileira.
·    Recursos complementares: enxada, pá, mangueira para molhar a terra, vassoura e outros acessórios para limpeza do local.
·  Avaliação: Consta no processo avaliativo a organização estrutural do projeto, o comprometimento da equipe executora, a interação dos vários conhecimentos de interesse de educadores e educandos, a proposição e execução das ações, a mudança comportamental dos educandos em relação aos benefícios advindos da execução do projeto.

Cursistas:
Maria Lúcia
Francisca Vanúzia
Dione Mara
Helen Gleyce

Leonardo Tupinambá

Nenhum comentário:

Postar um comentário