Contextualizando
a mudança
Contextualizando a mudança – da teoria à prática
Ser professor nos dias atuais é bem
mais complexo do que já foi no passado. Hoje, nós professores temos, não
somente que lidar com o conhecimento elaborado, mas com as tecnologias e com a
complexidade social. A nós professores, cabe o papel de criar estratégias para
motivar e usar as mídias, não só para diversão, mas para a facilitação do
diálogo e da aprendizagem. A construção do diálogo entre professor e aluno na
sala de aula é de fundamental importância para que se estabeleça uma relação de
confiança. A partir daí, com esse canal de interação aberto, o professor poderá
dar novos rumos as suas aulas, pois a interação, a curiosidade, a dúvida é que
dão sentido e instigam alunos e professores na busca do conhecimento.
Compreender
como o diálogo pode ser construído na relação professor-aluno sugere a
concepção de educação para Paulo Freire. Para o autor, a finalidade da educação
está atrelada ao desenvolvimento do processo de humanização das pessoas, que se
efetiva através do diálogo, já que este se constitui como elemento fundamental
para a humanização. Admitindo a necessidade do diálogo professor-aluno, disse
Freire: “ninguém aprende sozinho, o aprendizado se consolida na troca entre
sujeitos...”, ou seja, é preciso que exista uma “prática dialógica” para que se
institua a formação e a construção do conhecimento dos sujeitos. Na prática,
sempre busquei estabelecer o diálogo, dando voz e vez para que todos possam
expressar suas ideias e opiniões e assim, juntos, construirmos o saber.
As
tecnologias entram nesse processo como fator facilitador e estão presentes no
nosso cotidiano e no ambiente escolar em alta velocidade. Os alunos utilizam as
tecnologias a todo o momento para comunicar-se e buscar conhecimentos. Daí
surge à necessidade de utilizar as mídias que tanto despertam o interesse do
aluno fazendo o diferencial na aprendizagem e na prática pedagógica.
Devemos
ter consciência de que o mundo atual esta mudando rapidamente e com ele devem
mudar também a instituição escola e o ensino que nela se faz.
Cursistas: Maria Lúcia
Francisca Vanúzia
Dione Mara
Helen Gleyce
Leonardo Tupinambá
Nenhum comentário:
Postar um comentário