quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ATIVIDADE 3.1 e 3.2

Contextualizando a mudança
Contextualizando a mudança – da teoria à prática
            Ser professor nos dias atuais é bem mais complexo do que já foi no passado. Hoje, nós professores temos, não somente que lidar com o conhecimento elaborado, mas com as tecnologias e com a complexidade social. A nós professores, cabe o papel de criar estratégias para motivar e usar as mídias, não só para diversão, mas para a facilitação do diálogo e da aprendizagem. A construção do diálogo entre professor e aluno na sala de aula é de fundamental importância para que se estabeleça uma relação de confiança. A partir daí, com esse canal de interação aberto, o professor poderá dar novos rumos as suas aulas, pois a interação, a curiosidade, a dúvida é que dão sentido e instigam alunos e professores na busca do conhecimento.
Compreender como o diálogo pode ser construído na relação professor-aluno sugere a concepção de educação para Paulo Freire. Para o autor, a finalidade da educação está atrelada ao desenvolvimento do processo de humanização das pessoas, que se efetiva através do diálogo, já que este se constitui como elemento fundamental para a humanização. Admitindo a necessidade do diálogo professor-aluno, disse Freire: “ninguém aprende sozinho, o aprendizado se consolida na troca entre sujeitos...”, ou seja, é preciso que exista uma “prática dialógica” para que se institua a formação e a construção do conhecimento dos sujeitos. Na prática, sempre busquei estabelecer o diálogo, dando voz e vez para que todos possam expressar suas ideias e opiniões e assim, juntos, construirmos o saber.
As tecnologias entram nesse processo como fator facilitador e estão presentes no nosso cotidiano e no ambiente escolar em alta velocidade. Os alunos utilizam as tecnologias a todo o momento para comunicar-se e buscar conhecimentos. Daí surge à necessidade de utilizar as mídias que tanto despertam o interesse do aluno fazendo o diferencial na aprendizagem e na prática pedagógica.
Devemos ter consciência de que o mundo atual esta mudando rapidamente e com ele devem mudar também a instituição escola e o ensino que nela se faz.

Cursistas: Maria Lúcia
Francisca Vanúzia
Dione Mara
Helen Gleyce
Leonardo Tupinambá


Nenhum comentário:

Postar um comentário