quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ATIVIDADE 2.10

Atividade 2.10
Registro Digital da Experiência
Título da atividade: Plantando o saber com a mão na terra
Apresentação da atividade: O piloto do projeto “Plantando o saber com a mão na terra” foi apresentado na Conferência Nacional Infanto Juvenil Pelo Meio Ambiente – CNIJMA, realizada na Escola Estadual Monteiro Lobato, no dia 30 de agosto de 2013. A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM-VIDA organizou a Conferência com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” criando um momento em que estudantes, professores e demais interessados reuniram-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local. Aproveitando esse momento, nos engajamos no projeto da professora Sandra Mendes, colaborando efetivamente com as orientações quanto às pesquisas e ao uso das tecnologias disponíveis em nosso laboratório para a realização dos trabalhos. O projeto da professora Sandra “Plantando o saber com a mão na terra” tem como objetivo a construção de uma horta escolar orgânica, utilizando material alternativo, valorizando o prazer de relacionar-se com o meio ambiente. A horta inserida no ambiente escolar é um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, o uso de tecnologias unindo teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem.
Apesar de seguirmos todos os passos para criar de uma Web Quest, optamos por realizar a atividade através do hipertexto, utilizando todos os recursos e ferramentas que a web nos oferece.
Introdução: Reunimos os alunos no Laboratório de Informática para apresentar a proposta. Material explicativo impresso foi distribuído com os alunos que interagiram dando sugestões.
Tarefa: Iniciamos as pesquisas buscando informações sobre o assunto. Não houve dificuldades, pois essa é uma atividade comum para os nossos alunos, porém, a pesquisa orientada usando hipertexto foi bem mais proveitosa, pois os alunos compreenderam com mais clareza que ao abrir os links, obtêm-se informações de forma rápida e flexível e que estes complementam o texto principal, sem contar que sons, imagens, cores e animações se agregam a esses recursos tornando a pesquisa muito mais atraente. De posse do material pesquisado, partimos para o desenvolvimento do projeto, inicialmente com a construção de uma maquete para apresentar na Conferência Nacional Infanto Juvenil Pelo Meio Ambiente.
Com o mesmo material orientamos um debate em relação aos insumos: as ferramentas necessárias para a preparação do solo, adubos e compostos orgânicos, a localização da horta e organização dos canteiros, os tipos de hortaliças a serem plantadas, as sementes e o material alternativo para delimitação dos canteiros. Diante do exposto, ficou clara a necessidade de voltar às pesquisas para obtenção de mais informações.
Processo: No decorrer das atividades foi necessária a busca de parcerias para implementação e manutenção da horta. Juntamente com a professora Sandra e uma equipe de alunos, buscamos parcerias com a Embrapa, que se propôs a nos dar as orientações necessárias, com pais de alunos e amigos da escola. Outro grupo de alunos traçou estratégias para a coleta de material alternativo (garrafas pet) e outra equipe criou o logo do projeto.
Recursos: Orientamos a visita a alguns sites para as consultas. Blogs relacionados ao tema também foram consultados.

Avaliação: Alguns critérios foram estabelecidos para avaliar o grau de participação nas atividades propostas.
1.    Participou ativamente nas atividades cooperando com o grupo. Trouxe informações importantes para discussão. O resultado de sua participação foi relevante;
2.    Participou nas atividades cooperando com o grupo. Discutiu com os colegas sobre os temas propostos. O resultado da sua participação foi bom;
3.    Participou pouco nas atividades. A sua contribuição para a realização dos trabalhos foi regular;
4.    Esteve presente, mas não há registro da sua contribuição.
Conclusão: Esperamos com esse trabalho mostrar a cada participante o quão importante é aliar-se as tecnologias, digitais ou não e o quão possível é agregar teoria e prática em benefício do meio ambiente e do processo de ensino e aprendizagem.

Cursistas: Lúcia Linhares
Francisca Vanúzia
Dione Mara
Helen Gleyce

Leonardo Tupinambá
Banner da Conferência

 Aluna apresentando o projeto

 Apresentação do projeto

 Aula no Laboratório



 Aula no Laboratório

 Alunos pesquisando

 Orientações de pesquisa

 Orientações de pesquisa




Cursistas


 Escolha do local da horta

 Delimitação dos canteiros

 Preparação do terreno

Medição do terreno



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