quinta-feira, 24 de abril de 2014

REDE DE APRENDIZAGEM - Atividade 1.5

Registros Auto avaliativos



            O processo educativo é um caminho de construção de saberes. Nesse percurso o erro faz parte da construção do aprendizado, fazendo com que o professor reflita sobre o conhecimento de seus alunos. Analisando a prática em sala, se percebe que muitos alunos têm receio de participar nas aulas por medo de errar e com isso serem ridicularizados pelos seus colegas. Tendo em vista a prática docente devemos valorizar mais o erro, afirmando assim que o erro pode proporcionar uma aprendizagem significativa.
A correção é uma intervenção necessária, mas preocupante para os educadores, uma tarefa complexa, pois qualquer atitude grosseira ou constrangedora pode provocar transtornos no processo de aprendizagem da criança. Acredita-se que o educador precisa ter cautela ao avaliar o erro do aluno, para que de fato sirva de instrumento norteador de aprendizagem. Dessa forma, o professor deve estar preparado para trabalhar o erro e usá-lo como ponto de partida para a aprendizagem; é preciso compreendê-lo antes de combatê-lo. Carvalho (1997) afirma haver erros ligados ao saber, às informações e erros ligados ao saber/fazer, às capacidades ou erros de raciocínio, de uso de princípios e regras. Nesse sentido, a atitude do professor diante do erro deve ser sempre a de transformá-lo em situação de aprendizagem. Enfim, o erro faz parte da vida e ninguém aprende sem errar.
Em anos passados, cometer erros diante de meus alunos, era uma situação que me deixava bastante constrangida. Hoje, encaro de outra forma, afinal de contas, ninguém é obrigado a saber de tudo, ninguém sabe de tudo e a vida é um eterno aprendizado. Quando desconheço determinado assunto, indago o aluno a fim de saber qual é o seu conhecimento acerca do assunto abordado e convido-o para juntos fazermos uma exploração mais ampla. Essa é uma boa oportunidade para compartilhar conhecimentos. Quando os alunos trazem novidades, as aulas ficam bem mais interessantes porque eles próprios (os alunos) se interessam muito pelas descobertas uns dos outros. Essa é outra bela oportunidade para o professor explorar o conhecimento de cada um e enriquecer sua aula de maneira significativa.
            O processo de conhecimento de todos nós nunca estará completo, a cada dia aprendemos e vivenciamos novas experiências e precisamos estar abertos a isso, porque se pensarmos que já sabemos tudo correrá o risco de ficarmos estagnados no tempo.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Cora Coralina




Cursista: Maria Lúcia Linhares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário