Registros Auto avaliativos
O processo educativo é um caminho de
construção de saberes. Nesse percurso o erro faz parte da construção do
aprendizado, fazendo com que o professor reflita sobre o conhecimento de seus
alunos. Analisando a prática em sala, se percebe que muitos alunos têm receio
de participar nas aulas por medo de errar e com isso serem ridicularizados
pelos seus colegas. Tendo em vista a prática docente devemos valorizar mais o
erro, afirmando assim que o erro pode proporcionar uma aprendizagem
significativa.
A correção é uma intervenção necessária, mas preocupante para os
educadores, uma tarefa complexa, pois qualquer atitude grosseira ou
constrangedora pode provocar transtornos no processo de aprendizagem da
criança. Acredita-se que o educador precisa ter cautela ao avaliar o erro do
aluno, para que de fato sirva de instrumento norteador de aprendizagem. Dessa
forma, o professor deve estar preparado para trabalhar o erro e usá-lo como
ponto de partida para a aprendizagem; é preciso compreendê-lo antes de
combatê-lo. Carvalho (1997) afirma haver erros ligados ao saber, às informações
e erros ligados ao saber/fazer, às capacidades ou erros de raciocínio, de uso
de princípios e regras. Nesse sentido, a atitude do professor diante do erro
deve ser sempre a de transformá-lo em situação de aprendizagem. Enfim, o erro
faz parte da vida e ninguém aprende sem errar.
Em anos passados, cometer erros diante de meus alunos, era uma
situação que me deixava bastante constrangida. Hoje, encaro de outra forma,
afinal de contas, ninguém é obrigado a saber de tudo, ninguém sabe de tudo e a
vida é um eterno aprendizado. Quando desconheço determinado assunto, indago o
aluno a fim de saber qual é o seu conhecimento acerca do assunto abordado e
convido-o para juntos fazermos uma exploração mais ampla. Essa é uma boa
oportunidade para compartilhar conhecimentos. Quando os alunos trazem
novidades, as aulas ficam bem mais interessantes porque eles próprios (os
alunos) se interessam muito pelas descobertas uns dos outros. Essa é outra bela
oportunidade para o professor explorar o conhecimento de cada um e enriquecer
sua aula de maneira significativa.
O
processo de conhecimento de todos nós nunca estará completo, a cada dia
aprendemos e vivenciamos novas experiências e precisamos estar abertos a isso,
porque se pensarmos que já sabemos tudo correrá o risco de ficarmos estagnados
no tempo.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Cora Coralina
Cursista: Maria Lúcia Linhares
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