terça-feira, 20 de abril de 2010

Tecnologias Assistivas

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência a fim de promover vida independente e inclusão. As Tecnologias de Informação e de Comunicação Acessível são indiscutivelmente temas urgentes e palpitantes para todos os cidadãos brasileiros. A necessária utilização de suas ferramentas no processo educacional de pessoas com deficiências são possibilidades reais de novos caminhos para a educação especial. A inclusão considera a existência de múltiplas diferenças provenientes de diversas origens: condições pessoais, sociais, políticas e culturais. As diferenças humanas são normais e o ensino nas escolas deve adaptar-se às necessidades da criança, uma vez que, a maior parte da população atendida pelo ensino especial não apresenta características que impeçam a inclusão, por esse motivo, enfatiza-se a importância do trabalho do professor para que a inclusão aconteça, de fato e de direito. A falta de uma formação consistente e o desconhecimento em relação ao trabalho com pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais funciona como entraves na viabilização do ideal de inclusão na educação brasileira. A utilização de tecnologias educacionais como o computador é um desafio a ser aprendido e incorporado pelo professor como mais um instrumento para o seu trabalho, que objetiva maior possibilidade didática, metodológica e adaptativa no processo de ensino e aprendizagem. O computador entra nesse desafio como importante recurso tecnológico utilizado para ajudar no desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e de comunicação ou no processo de adaptação de funções que o corpo e a mente não podem ou têm dificuldade de realizar, de acordo com a limitação de cada usuário. Sabemos que a ampla utilização de novas tecnologias facilitará o processo de inclusão de crianças e de jovens com deficiência, principalmente aqueles considerados “difíceis”: os deficientes múltiplos, autistas, surdos, com enfermidades graves. Para tanto, faz-se necessária a transposição de barreiras e processos invisíveis que favoreçam a ignorância, ao preconceito, a segregação e ao isolamento dessas pessoas. Os principais objetivos da Tecnologia Assistiva é, portanto, proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos, escola e sociedade.

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